10 termos técnicos utilizados na indústria 4.0

Através de um projeto envolvendo universidades, empresas e governo, foi na Alemanha que o conceito de indústria 4.0 ganhou força. Criado com o objetivo de modernizar a já desenvolvida indústria local, em poucos anos, o conceito se espalhou por outros países.

O universo da indústria 4.0 envolve diversos termos técnicos que devem ser conhecidos por quem está envolvido nessa área.

Abaixo, separamos os 10 principais termos e suas definições:

1-realidade-aumentada

 

1.Augmented Reality, AR
Português: realidade aumentada. Modelo para interligar dados virtuais e reais de forma assistida pelo computador. Assim, o utilizador obtém informações adicionais, por exemplo, dados de planeamento que pode comparar com o produto real. Originalmente limitado à visualização no ecrã, este conceito também abre novas opções para adicionar dados atuais durante a produção.

 

2-sistema-real-virtual

2.Cyber Physical System (CPS)
Português: sistema real virtual. Sistema altamente complexo composto por componentes inteligentes de tecnologia da informação e componentes mecânicos e eletrônicos. Geralmente, a troca de informações entre os sistemas é efetuada através de uma rede de comunicação conjunta, por exemplo, a Internet. Estes componentes já são utilizados em várias áreas, por ex. na aeronáutica, tecnologia médica (tecnologias de cirurgia e diagnóstico) e sistemas de controlo de trânsito e de assistência para automóveis. No entanto, assumem também um papel importante na automação industrial (tecnologia de processos e automação de produção).

3-sistemas-inteligentes

3.Sistemas técnicos inteligentes (ITS)
Sistemas ou subsistemas com tecnologia complexa e conceção preventiva. A característica típica é a sua adaptabilidade elevada. Uma das tarefas consiste em reduzir a complexidade do sistema completo. Os sistemas técnicos inteligentes abrangem desde soluções de automação e acionamento, passando por autómatos, veículos e máquinas, até sistemas industriais ligados em rede.

4-fabrica-digital

4.Fábrica digital
Imagem digital de uma fábrica real na qual a produção é representada virtualmente, simulada e, assim, otimizada. Na fábrica digital, todo o ciclo de vida do produto e dos sistemas de produção é descrito virtualmente.

Clique aqui para baixar o infográfico completo grátis!

 

Fonte: https://www.phoenixcontact.com

Anúncios

2 comentários em “10 termos técnicos utilizados na indústria 4.0

Adicione o seu

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Site hospedado por WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: